Novidades

  • Home
  • Novidades
  • Franquias: evite tiro no pé ao entrar nesse negócio

Franquias: evite tiro no pé ao entrar nesse negócio

A quinta edição da Feira do Empreendedor do SEBRAE-SP começou no dia 20 e encerra hoje (23), no Pavilhão de Exposições do Anhembi. Reunindo expositores e consultores, o encontro pode ser uma oportunidade de fazer novos negócios e se atualizar empresarialmente. Além disso, pelo fato de o mercado de franquias ser um dos que mais cresce no Brasil, o empreendedor se empolga em investir. Natural. Mas como em todo o tipo de negócio, ressalvas são importantes, fundamentais e, sobretudo, inteligentes.

“Em que pese o rol de vantagens existentes na aquisição de uma franquia, é importante fugir aos motivos clichês que tornam a decisão de adquirir uma franquia um grande erro e um risco financeiro capaz de comprometer o patrimônio do franqueado, como achar que vai trabalhar menos ou que não terá chefe”, explicou Gabriel Hernan Facal Villarreal, sócio fundador de Villarreal Advogados e especialista em franchising.

Segundo ele, a “não existência de um chefe”, no conceito puramente hierárquico, não significa estar o empresário alheio a mandos e desmandos. “O empresário tem um ‘chefe’ chamado Mercado. E este ‘chefe’ é implacável com relação a qualidade, atendimento e preços. É um “chefe” insensível a problemas particulares, não aceita atestados e pune com veemência instantânea quaisquer erros”, disse o advogado.

Além disso, a certeza de lucratividade no negócio não existe. “Não se engane. Não existe garantia de lucratividade. O que existe são dados históricos de desempenho da franquia que podem e devem ser avaliados criteriosamente, especialmente quanto a investimento inicial, faturamento médio da rede e prazo de retorno do investimento”, salienta.

O advogado, no entanto, argumenta que, apesar das preocupações inerentes a qualquer negociação, a busca por uma franquia pode ser positiva. Prova disso são dados da Associação Brasileira de Franchising que registraram aumento de 8,3% em 2015, frente aos 7,7% no faturamento bruto do mercado de franquias no ano de 2014. No ano passado a receita acumulada no ano foi de R$ 139,593 bilhões. Os números são da Associação Brasileira de Franchising (ABF).

“O mercado de franquias é um dos que mais cresce no Brasil. Toda rede de franquias sempre terá casos de sucesso e casos de insucesso. Basta fazer todo o procedimento de forma calma, com ajuda jurídica e muita paciência”, finalizou Gabriel Hernan Facal Villarreal que, além de advogado, é palestrante contratado por empresas de treinamento corporativo.

 

fonte: http://www.investimentosenoticias.com.br/


Tags: ‎Villarreal Advogados‬ ‎Franquias‬ ‎SEBRAE‬ ‎Feira do Empreendedor‬ investimentosenoticias‬ ‎Empreendedorismo‬ ‎Franchising‬ ‎ABF

Compartilhe esta publicação:

Últimas Publicações

Entre freios e contrapesos

Um dos assuntos mais falados no momento é o da tripartição dos Poderes (Executivo, Leg...
Leia Mais

O Brasilnic

Sérgio Moro pede demissão e agrava ainda mais a crise institucional brasileira. Ontem mesmo e...
Leia Mais

O vírus da imprevisibilidade

A crise do COVID-19 desencadeou crise econômica sem precedentes. Ao redor de tantos estudos, teses, t...
Leia Mais

Busca

Categories

Tags

Inscreva-se

Cadastre seu e-mail e receba nossas publicações em seu e-mail!

Prometemos ter responsabilidade com seu endereço de e-mail.

Inscreva-se

Cadastre-se e receba as novidades do escritório Villarreal Advogados

Seremos responsáveis com seu endereço de e-mail.