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Oportunidade da crise para quem pretende entrar no mercado de franquias

O setor de franquias registrou crescimento de 7,6% no primeiro trimestre de 2016 ante o mesmo período do ano passado – saltou de R$ 31,331 bilhões para R$ 33,709 bilhões

A crise é uma realidade. Porém, os empreendedores estão sempre atentos às oportunidades que todo cenário lhes apresenta, inclusive os considerados ruins.

A seguir, gostaríamos de compartilhar alguns excelentes motivos que a crise criou para facilitar sua entrada no mercado de franquias, possibilitando um novo empreendimento associado a uma marca já consagrada e com a possibilidade de redução substancial de valores de investimento e/ou custos fixos mensais.

1 – MERCADO EM CRESCIMENTO

O mercado de franquias é um dos que mais cresce no Brasil. O setor de franquias registrou crescimento de 7,6% no primeiro trimestre de 2016 ante o mesmo período do ano passado – saltou de R$ 31,331 bilhões para R$ 33,709 bilhões, conforme o último balanço da Associação Brasileira de Franchising (ABF). O índice de expansão foi de 2,9% – foram 2.911 novas operações nos primeiros três meses do ano, totalizando 141.254 unidades.

2 – REDUÇÃO DOS CUSTOS DE OCUPAÇÃO

Com a crise do mercado imobiliário, um dos grandes setores afetados foi o das locações comerciais. Grandes empreendimentos enfrentam problemas com baixa ocupação e esta realidade também é percebida em shopping centers e corredores comerciais.

Neste cenário, os valores de investimento relativos a ponto e aluguel estão em momento de baixa e de grande margem de negociação, possibilitando a novos empreendedores alcançarem valores extremamente atrativos que anteriormente não seriam possíveis em momento de mercado aquecido.

A redução do valor de ponto comercial reduz o investimento a recuperar e a redução no valor do aluguel igualmente reduz os custos fixos mensais do novo negócio. Uma grande oportunidade para quem está começando.

3 - REDUÇÃO DO CUSTO DE AQUISIÇÃO DA FRANQUIA

Empresas franqueadoras, como quaisquer outras, são sensíveis a cenários econômicos e realidades de marcado, sendo também obrigadas a adotar medidas para manter um crescimento sustentável em momentos desfavoráveis da economia.

As franquias necessitam continuar expandido mesmo em momentos de economia desaquecida. Muitas marcas estão disponibilizando oportunidades para novos franqueados envolvendo redução de taxas iniciais, parcelamento de valores e eventuais carências com relação a taxas periódicas. Novamente verificamos a possibilidade de redução do volume inicial de investimentos e dos custos fixos mensais.

4 – REDUÇÃO DE CUSTOS COM FORNECEDORES

É importante destacar também que o mercado como um todo passa por um momento de realinhamento geral de preços e isto igualmente tem repercutido nos preços praticados por fornecedores de produtos e serviços em geral.

As grandes redes de franquias tem sido bastante eficientes em negociar novas tabelas de preços e condições com seus fornecedores visando melhorar a performance de seus franqueados e colaborar com a sustentabilidade da rede de franquias durante este período de incertezas.

Novamente verificamos um cenário de possíveis reduções de custos operacionais para os novos empreendedores no mercado de franquias. 

5 – FACILIDADE NA CONTRATAÇÃO DE MÃO DE OBRA DE MAIS QUALIFICADA

Se há alguns anos havia uma grande dificuldade de identificação e contratação de mão de obra e o custo desta mão de obra era por demais elevado, principalmente no caso de pessoas mais experientes e qualificadas, no mercado atual a situação é totalmente oposta.

O atual cenário de aumento no nível desemprego, especialmente a redução de postos de trabalho no varejo, criou um estoque de candidatos experientes em busca de recolocação profissional e com aspirações mais conservadoras em virtude do difícil momento econômico atravessado pelo país.

Este contingente de candidatos experientes e qualificados está à disposição para os novos empreendedores possibilitando a criação de uma equipe mais experiente sem a necessidade de um alto investimento. Trata-se de uma oportunidade de momento de contratar uma boa e experiente equipe para o seu novo negócio sem ter que elevar desproporcionalmente seus custos fixos mensais.

MAS ATENÇÃO: O MOMENTO É AGORA

É importante destacar que todas estas oportunidades que a crise gera são justamente decorrentes de um momento de economia fraca e desaquecida. Certamente os novos negócios não terão performance equivalente à de um cenário de economia aquecida, mas certamente estarão em condições de fixar seus custos em patamares mais baixos e se beneficiar disto ao longo dos anos conforme o reaquecimento da economia movimentar o varejo.

A relação de franquia é a longo prazo, via de regra sendo contratada a franquia por prazo de 4 ou 5 anos. Celebrando um contrato hoje e mantendo baixos patamares de investimento e custos mensais, certamente o mercado passará por um reaquecimento durante a vigência de seu contrato de franquia, repercutindo em uma excelente performance e resultados para o novo franqueado.


Tags: ‎Villarreal Advogados‬ ‎Empreendedorismo‬ ‎Franchising‬ ‎Franquia‬ ‎Franquia Empresarial‬ ‎Oportunidade na Crise

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